Maderoterapia – Tudo o que você sempre quis saber!

FacebooktwitterpinterestlinkedinrssyoutubevimeotumblrinstagramfoursquareFacebooktwitterpinterestlinkedinrssyoutubevimeotumblrinstagramfoursquare

A onda do momento!!! Maderoterapia, bom não é muito novidade, já se usa acessórios de madeira há muitos anos na estética, quem ai se lembra daquele acessório que era tipo uma escovinha com dentes e tinha um elástico para colocar nas mãos? Ah… sem contar os rolos de madeira para relaxamento!!! Mas na estética é assim, um dia em evidencia e outro desaparece! Mas vamos ao que interessa, vamos aprender um pouco mais sobre a Maderoterapia ou Madeiroterapia, tanto faz!

DEFINIÇÃO

É uma terapia alternativa que tem como base os conhecimentos orientais, que com suas amplas sabedoria, há muitos séculos utilizam diversos “acessórios” da natureza para diferentes tipos de aplicações, como por exemplo, no campo físico para alívio de dores musculares e tensões de um modo geral, e no campo energético para relaxamento e reestabelecimento do fluxo do Qi (KI).

Maderoterapia para a estética tem como objetivo auxiliar na redução de medidas e na melhora do aspecto da celulite, trabalhar a gordura localizada e ajudar a eliminar edema, além de promover relaxamento físico e mental.

ORIGEM

E após vários anos de estudos, foram os especialistas colombianos, que com seus domínios de massagens e artesãos extremamente habilidosos, deram vida nova e repaginaram alguns acessórios de madeira, que no final dos anos 90 viraram febre em diversos Spas pelo pais. E hoje na Europa é uma das principais técnicas exigida nos centros de Estética e Spas.

Desde a antiguidade instrumentos em madeira são utilizados pelos orientais para facilitar o trabalho dos profissionais nos tratamentos terapêuticos, alcançando pontos que certamente seriam muito mais difíceis se trabalhados apenas manualmente.
Recolocação ou ajustes musculares e/ou articulares são realizados com acessórios específicos para esse fim, apresentando excelentes resultados.

Os acessórios desta técnica caíram de vez, nas graças dos profissionais de todo o mundo por seus designers extremamente anatômicos e adaptáveis a diversas técnicas de massagens, sem falar no peso, que passou do rustico e pesado ao perfeitamente leve e de fácil manuseio, dependendo apenas da habilidade e prática do profissional que as manuseia.

BENEFÍCIOS E CONTRA INDICAÇÕES

Por estimular todas as reações fisiológicas, beneficiando circulação sanguínea e linfática, a Maderoterapia auxilia na redução de medidas e na melhora do aspecto da celulite, estimula o peristaltismo intestinal, a produção de colágeno e elastina e favorece a sensação de bem estar, decorrente do aumento na produção de endorfinas.

EFEITOS FISIOLÓGICOS:

Os efeitos fisiológicos da massagem, de modo geral, podem ser classificados em dois grupos: REFLEXOS e MECÂNICOS.

Os Efeitos Reflexos são os que se manifestam no âmbito periférico, por exemplo, na pele e nos receptores periférico que transmitem a sensação de prazer e relaxamento.

Os Efeitos Mecânicos manifestam-se na circulação sanguínea, tanto no retorno venoso e na circulação arterial, quanto na circulação linfática, ocorre vasodilatação capilar, favorecendo as trocas gasosas e maior aposte de oxigênio. Sobre os órgãos congestionados, a massagem atua diminuindo o acumulo de toxinas, produzindo uma maior sensação de alívio, melhorando o equilíbrio entre os sistemas do organismo.

Apresenta resultados muito eficientes, sobretudo quando associada a uma alimentação balanceada e a prática de atividade física regular. Podemos associá-la a diversos protocolos estéticos, de acordo com a necessidade e com o objetivo.
A técnica apresenta benefícios também para o profissional, poupando-o de esforços e desgastes físicos.

Assim como as demais técnicas de massagem, seu uso será contra indicado em alguns casos, sendo sempre necessário o preenchimento da ficha de anamnese.

CONTRA INDICAÇÕES:

  • Peles lesionadas
  • Sobre hematomas ou vasos de grande calibre
  • Diabetes descompensados
  • Sobre abdômen gravídico
  • Câncer diagnosticado

ACESSÓRIOS

INSTRUMENTOS MAIS UTILIZADOS E SUAS FUNÇÕES: 

 

 

COGUMELO ou Champingnhon – Ativa circulação sanguínea.

 

 

 

 

 

ROLO ESTRIADO ou ROLO ESPIGA – Ativa Circulação sanguínea de forma intensa.

 

 

 

COPA SUECA – Peça exclusiva da técnica e totalmente anatômica, promovendo um vácuo ideal, para pequena sucção da pele melhorando oxigenação e soltura de aderências, sem a dor incomoda em locais que apresentam retenção hídrica e HLDG. 

 

 

 

PANTALA / ESPATULA / MANEJOSnesta técnica essa peça é utilizada para mobilização de líquidos, em movimentos suaves e ascendentes para escoamento linfático. 

 

 

 

 

ROLO CUBO – Suas partes, totalmente moveis, permitem movimentos de relaxamento muscular e soltura de tensões superficiais.

 

 

 

 

ROLO ESTRIADO CURVO – peça anatômica que permite fazer tratamentos nos culotes e para levantar o bumbum.

 

 

 

 

COPA SUECA COM ROLINHO ESTRIADO – imagina os benefícios da copa sueca mais o rolo espiga juntos, temos uma combinação perfeita para ativar a circulação e ao mesmo tempo promovendo um vácuo, ajuda na permeação de ativos e completa o tratamento com a sucção.

 

 

 

Os acessórios mais utilizados na Maderoterapia são: Rolos Espiga e Cubo, Champignon, Copa Sueca, Pantala.

Ah… sem contar os acessórios  faciais, os quais promovem um efeito lifting e ação drenante. Sao eles:

  • Copinha Sueca – pequena sucção da pele melhorando oxigenação e soltura de aderências
  • Pantalita –  utilizada para mobilização de líquidos, em movimentos suaves e ascendentes para escoamento linfático. 
  • Rolinho Estriado ou Papito: peça excelente para ativar a circulação. 

Efeitos proporcionados pela Maderoterapia Facial: 

  • Maior aporte sanguíneo.
  • Oxigenação celular e tecidual.
  • Renovação celular.
  • Auxilia na permeação dos ativos cosméticos.
  • Promove efeito Lifting.
  • Promove profundo Relaxamento.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Como em qualquer outra técnica que se utiliza acessórios é necessário um cuidado com estruturas ósseas, para que não seja causada dor desnecessária ao cliente.

Cuidado também na higienização correta dos acessórios. Como já sabemos, assepsia é um fator de extrema importância dentro do atendimento estético e/ou terapêutico.

O Instituto by Luciana Marques há mais de 15 anos formando profissionais de qualidade para o mercado de estética tem o Curso Completo de Maderoterapia –  Corporal, Facial e Capilar. Quer saber mais sobre o curso de Maderoterapia acesse:

Quero Fazer o Curso de Maderoterapia

Gostou do artigo? Comente abaixo!!! Sua opinião é muito importante para mim!!!!

Gratidão Eterna! Namasté.

Luciana Marques

 

 

ASSINE MINHA LISTA DE TRANSMISSÃO DO WHASAPP, TODO MÊS ENVIO CONTEÚDOS E NOVIDADES SOBRE ESTÉTICA, BELEZA E BEM ESTAR. É GRATUITO.

Resultado de imagem para flecha icono pngResultado de imagem para flecha icono pngResultado de imagem para flecha icono pngResultado de imagem para flecha icono pngResultado de imagem para flecha icono pngResultado de imagem para flecha icono pngResultado de imagem para flecha icono png

FacebooktwitterredditpinterestlinkedintumblrmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta