×

Olá… vou continuar a sequencia de Acne: Localização e seus significados – Acne Rosácea.

Não acaba nesse artigo, se você profissional de estética ainda não leu parte 1 (Acne: Localização e seus Significados – Facial) parte 2 (Acne: Localização e seus Significados – Corporal), aproveite para ler logo após esse artigo de hoje. E como disse não acaba aqui, tenho muito mais conteúdo sobre Acne para compartilhar com minhas amigas de profissão. Então se você ainda não recebe minha News, aproveite para se inscrever agora e receber meus novos artigos e postagens do blog. Para se inscrever clique aqui

Você sabe o que é Acne Rosácea? O que tem escondido por trás? Como a alimentação pode auxiliar nos tratamentos estéticos?

Então vamos partir do inicio…

O que é Rosácea?

A rosácea é uma doença de pele comum, cujos sintomas envolvem áreas de eritema ( vermelhidão) na pele e lesões inflamadas, especialmente nas bochechas, nariz, frontal e mento. Muitas vezes começa entre as idades de 30 e 50 anos e afeta mais mulheres do que homens, mas os homens não estão livres, uma pequena porcentagem de homens tem acne rosácea e muitas vezes eles nem sabem do que se trata.

Quando os primeiros sintomas aparecem, podem ser confundidos com queimaduras solares. Conforme a doença se agrava,os eritemas torna-se mais duradoura.

A Rosácea pode piorar ao longo do tempo, levando a mudanças permanentes na aparência e afetando a autoestima. Não há cura conhecida para a rosácea, mas ela é tratável, com excelente controle, uma desintoxicação corporal completa, reeducação alimentar e nutricosméticos.

Localização e tipos de Acne Rosácea

Existem cinco subtipos de rosácea, que variam conforme ela se manifesta e onde se localiza:

  • Eritemato telangectasia
  • Rosácea pápula pustulosa
  • Rosácea fimatosa
  • Rosácea ocular
  • Granulomatosa.

Porém os  subtipos podem se misturar. Ocorre, por exemplo, a combinação do fimatosa com o tipo pápula pustulosa e também com a forma mais comum, a eritemato telangiectásica. Também é muito frequente a associação de rosácea do tipo fulminante com a ocular.

Vamos conhecer cada uma delas profundamente.

acne eriEritemato telangectasia

A pele adquire um tom avermelhado, rosado e diminutos vasos (telangectasias) se tornam evidentes, principalmente na região centro facial, próximo as asas nasais. O avermelhamento pode ser agravado por vários fatores, entre eles: o álcool, sol, estresse, exercícios físicos e calor. Quem possui a rosácea pode ter a sensação de estar com a pele pinicando ou queimando. Neste caso, a pele é mais sensível e não se pode utilizar creme abrasivos ou ácidos.

1 acneRosácea pápula pustulosa

Nesse tipo de rosácea, soma-se ao tom avermelhada o aparecimento de lesões pápulo-pustulosas em grupos, como se fossem pequenas acnes aglomeradas. Esse tipo de acne rosácea lembra a acne comum – tanto que por muito tempo foi chamada de acne rosácea. O tipo pápula pustular é mais comum em homens, com períodos de piora e melhora alternados.

2 acneRosácea fimatosa

Esse é o tipo menos frequente de rosácea. Seria um estagio final da doença. A pele, torna-se espessada, endurecida e avermelhada, com poros dilatados. A rosácea fimatosa é caracterizada pelo aumento e infiltração de áreas como as glândulas sebáceas do nariz e é comum em homens com mais de 50- 60 anos. Com o tempo, o nariz pode até dobrar de tamanho. O mento ( queixo) também pode ser comprometido.

Rosácea ocular

Como o nome diz, a rosácea ocular atinge a região dos olhos. Cerca de 20% dos casos são descobertos em visita a um oftalmologista. O indicativo da doença é uma inflamação (chamada de blefarite) com avermelhamento e descamação na área dos cílios. Este tipo é o mais grave, pode evoluir para a perda da visão.

 

 

 

3 acneGranulomatosa

Existe outro subtipo mais raro da rosácea, chamado granulomatosa. Sua característica principal é o aparecimento de pequenos nódulos acastanhados na face. Cerca de 15% dos pacientes com a doença podem ter lesões em outros locais. Seu diagnostico é difícil e requer um alto grau de suspeição por parte do dermatologista. Seu tratamento também é um desafio. É sempre bom trabalhar em parceria com um dermatologista, pois, profissionais de estética podem auxilar em tratamentos estéticos, porem é necessário o acompanhamento do médico dermatologista.


Quais são as causas da Acne Rosácea?

Na verdade a causa da rosácea é desconhecida, mas estudos recentes apontam para uma combinação de fatores hereditários, ambientais e maus hábitos alimentares. Uma série de fatores pode desencadear ou agravar a rosácea, aumentando o fluxo de sangue para a superfície de sua pele. Alguns destes fatores incluem:

  • Alimentos quentes ou bebidas
  • Alimentos picantes
  • Álcool
  • Temperaturas extremas
  • Exposição ao sol
  • Estresse, raiva ou vergonha
  • Exercício extenuante
  • Banhos quentes ou saunas
  • Uso de corticosteroides
  • Uso de medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos, incluindo alguns medicamentos para pressão arterial.

Quais são os fatores de risco?

Os seguintes grupos de pessoas estão em maior risco de desenvolver rosácea:

  • Pessoas entre 30 e 50 anos de idade
  • Pessoas de pele clara, com cabelos loiros e olhos azuis
  • Descendentes de celtas ou escandinavos
  • História familiar de rosácea
  • Histórico de acne grave no passado
  • Mulheres (no entanto, os homens também podem desenvolver rosácea e tendem a ter sintomas mais graves).

Sintomas da Acne Rosácea

Sintomas da rosácea podem incluir:

  • Eritema facial. Pequenos vasos sanguíneos no nariz e bochechas muitas vezes incham e tornam-se visíveis.
  • Protuberâncias no rosto que se assemelham a acne.
  • Secura ocular e pálpebras avermelhadas, com irritação e inchaço.
  • Nariz alargado. Raramente, a rosácea pode engrossar a pele do nariz, fazendo com que ele adquira um aspecto grosseiro.

Diagnóstico da Acne Rosácea

O profissional de estética poderá diagnosticar rosácea apenas com um exame físico da sua pele. Não há nenhum exame específico para diagnosticar rosácea. Mas é sempre bom encaminhar para um médico dermatologista que trabalhe em parceria com o profissional de estética. Assim você, profissional, fica seguro em montar todos os protocolos personalizados para seu cliente com acne Rosácea.

Avaliação por parte do Profissional de Estética

  • Ter uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram.
  • Histórico médico, incluindo outras condições que do cliente como: medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade

Na ficha de Anamnese de Acne Rosácea deve conter as seguintes perguntas:

  • Quando os sintomas começaram?
  • Qual a intensidade dos sintomas?
  • Os sintomas são frequentes ou ocasionais?
  • Existem fatores que parecem melhorar os sintomas?
  • Existem fatores que parecem desencadear ou piorar os sintomas?

Tratamento de Rosácea

A rosácea não tem cura. No entanto, com o tratamento adequado, com novos hábitos alimentares e controle a maioria das pessoas consegue amenizar os sintomas e evitar que a doença se agrave.

O tratamento mais comum em cabine é a Limpeza de Pele, porém, lembre-se que existe cosméticos próprios para esse tipo de limpeza de pele.

Máscaras de argila e óleos essenciais são bem vindo, até mesmo para aliviar o eritema e amenizar os sintomas.

Acupuntura Estética Facial, poderá ser de grande ajuda, mas antes de usar um protocolo de acupuntura veja se você profissional está apto a trabalhar com essa técnica.

Você profissional poderá trabalhar em conjunto com um tratamento médico, muitas  vezes os médicos dermatologistas utilizam produtos tópicos, como metronidazol 0,75%, ácido azelaico 0,75%, peróxido de benzoila e retinoides tópicos. O objetivo principal do tratamento é diminuir a inflamação do cliente, usando as substâncias citadas cerca de 1 a 2 vezes por dia.

Os médicos Dermatologistas também utilizam como uma alternativa o oximetozolina e da brimonidina. Ambos diminuem e controlam o flushing (eritema).

Para a rosácea pápula pustulosa, ocular e fimatosa, geralmente nós profissionais de estética não podemos fazer tratamentos estéticos, a não ser por uma orientação médica, e por escrito. Pois geralmente nesses casos  é necessário utilizar o antibiótico do grupo das ciclinas: a tetraciclina e a minociclina. Eles são utilizados até o controle clínico da doença e, com o tempo, a dose do remédio será reduzida aos poucos. Já a isotretinoína pode ser utilizada nos quatro tipos de rosácea. O tratamento dura em torno de 3 a 6 meses. Em todas essas situações, pode haver associação dos medicamentos com laser.

A correção cirúrgica da rosácea é indicada nos casos de fimatosa. E para tratar a rosácea ocular, muitas vezes é necessária abordagem específica, como o uso de colírios locais (com antibióticos) e também imunossupressores, como a ciclosporina.

Também é importante o uso do laser ou da luz pulsada para vasos. A luz do laser atinge os vasos, promove sua destruição e clareia a região.

É sempre bom lembrar que nada disso irá curar a acne rosácea, somente amenizar os sintomas. Por  esse motivo, um cliente com Acne Rosácea, sempre precisará de acompanhamento e tratamentos de pele para amenizar quando a acne estiver ativa.

Nutricosméticos para Acne Rosácea

Os nutricosméticos são apresentados como a última tendência da indústria da beleza, caracterizados pela ingestão de alimentos ou suplementos com o propósito de melhorar aspectos estéticos da pele e apêndices.

Você profissional de estética pode orientar o uso de nutricosméticos pronto que em sua fórmula possua:

Nicotinamida:

Tem importante ação anti-inflamatória, que impede a formação da acne. Estudos demonstram que a eficácia da nicotinamida é comparável á eficácia de antibióticos utilizados topicamente, mas com a vantagem de não promover a resistência e nem os efeitos colaterais desses antibióticos.

Zinco: Administrado por via oral tem demonstrado ser eficaz na prevenção e no tratamento da acne inflamatória, pois está especialmente envolvido na redução da inflamação e do estresse oxidativo. O tratamento com zinco é também benéfico para a pele, pois além de aumentar o sistema imunológico, principalmente da pele, ele também ajuda na cura das cicatrizes e no controle do excesso de óleo. 

Cobre: Tem ação antibiótica local e estimula o processo de defesa do organismo além de aumentar a resistência a infecções tanto virais como bacterianas.

Ácido fólico: Atua na renovação e regeneração da pele, diminui a acne, comedões e as cicatrizes causadas pela acne.

Indicação:
Melhora o aspecto da acne rosácea
Ação anti-inflamatória
Reduz a oleosidade
Ação antibacteriana

Medicamentos para Rosácea

Somente um médico dermatologista pode dizer qual o medicamento mais indicado, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.  NUNCA oriente sua cliente a usar um remédio. Se você profissional de estética tem um parceiro médico, sugira para sua cliente fazer uma consulta.

Oriente sua Cliente

Evitar os fatores que pioram a doença

O primeiro passo para tratar a rosácea é evitar os fatores que dilatam os vasinhos do rosto e provocam eritemas. Há casos em que a prevenção e o uso de protetor solar já são suficientes para controlar a doença, sem necessidade de medicamentos.

Ambientes abafados e quentes, exposição solar sem proteção, peeling, estresse e nervosismo são alguns fatores que aumentam a possibilidade de uma crise. Como a pele com rosácea também é muito mais sensível a produtos cosméticos, é importante ter cuidado com o uso de substâncias que contêm ácidos e álcool.

Cuidados com a alimentação

Excesso de álcool, pimenta, comida condimentada, café e outros alimentos quentes podem piorar a rosácea. Hipertensão e doenças gastrointestinais também são fatores relacionados a surtos desse problema. Por isso, evitar alimentos que agravam essas doenças é uma boa medida de prevenção, opções ricas em sódio ou muito ácidas e temperadas devem ficar fora da sua dieta.

Cuidados complementares Home Care

Recomende o uso de protetor solar, sabonete com enxofre e pH fisiológico, além de borrifamento com água termal.

Se a sua cliente gosta de maquiagem para disfarçar o eritema do rosto deve preferir produtos hipoalergênicos, corretivo e base em tom verde, que neutraliza a cor vermelha da rosácea. É melhor do que usar uma camada muito grossa de base, que pode irritar ainda mais a pele.

Complicações possíveis

Nos casos mais graves e raros, glândulas sebáceas do nariz e bochechas se ampliam, resultando em um acúmulo de tecido em torno do seu nariz – uma condição chamada rinofima. Esta complicação é mais comum nos homens e desenvolve-se lentamente ao longo de um período de anos.

Reeducação Alimentar

Quais os alimentos que irão auxiliar o seu tratamento estético em cabine:

Os alimentos que fazem os vasos sanguíneos se contraírem, reduzindo a quantidade de fluxo de sangue para seu rosto e pescoço, são úteis no controle dos sintomas da rosácea. Para isso, adicione mirtilo, cerejas e amoras à sua dieta diária. Além disso, opte por carboidratos mais complexos, como batatas assadas, feijão e maçãs ao invés de carboidratos simples como doces açucarados. A fibra alimentar fornecida por carboidratos complexos retarda o processo digestivo e evita um afluxo súbito de açúcar em sua corrente sanguínea. Comer carboidratos simples leva ao aumento do açúcar no sangue e à dilatação rápida dos vasos sanguíneos que fazem o rosto avermelhar. Comer carne com moderação e dê preferência aos peixes e aves ao invés de carne de vaca ou porco, que contêm gorduras que podem contribuir para a inflamação da pele. Incorpore alimentos que contêm ômega 3, eles podem ajudar a reduzir a inflamação e o eritema da acne rosácea. O ômega 3 pode ser encontrados em nozes, sementes de linhaça, tofu, salmão, vieiras, pargo, atum, bacalhau e feijão. Para melhores resultados, oriente sua cliente a comer pelo menos um destes alimentos a cada dia: escolha o peixe para o almoço, use óleo de linhaça na salada ou coloque um punhado de nozes na aveia pela manhã.

Prevenção

Não é possível prevenir a rosácea, apenas controlar a doença com tratamento adequados e medidas de estilo de vida.

 

fontes e referências: ABRAHAM, W. et al. Acne e Doenças afins. In: AZULAY, R.D.; AZULAY, D.R.; ABULAFIA, L. Dermatologia. 5ed. Cap. 29. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2008. p.466-475. MANFRINATO, G.L. Acupuntura estética no tratamento da acne (estudo de caso). 2009. 58f. Monografia (Especialização em Acupuntura) – Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino, Maringá, 2009.

Deixe seu Comentário, Curta e Compartilhe!

Autor

luciana@bylucianamarques.com

Posts relacionados

Cuidados Com a Pele no Inverno: Estratégias de Hidratação e Nutrição

Com a chegada do inverno, é essencial adaptar nossos cuidados com a pele para enfrentar os desafios que o frio impõe. As...

Leia tudo

Os Principais Eventos de Saúde Estética em 2024

À medida que 2024 se aproxima, abrimos as portas para um ano repleto de inovações, conhecimentos e conexões no mundo da saúde...

Leia tudo

A Ciclicidade feminina nos Tratamentos Estéticos

Para que você compreenda a ciclicidade feminina é um tema que tem ganhado cada vez mais atenção nos últimos anos, especialmente quando...

Leia tudo

Estética InOut – Chás e Sucos

A estética in e out está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas que buscam uma vida mais saudável...

Leia tudo

Conheça a relação entre microbiota intestinal, envelhecimento e suplementação com probióticos

Você já ouviu dizer que nosso intestino é o segundo cérebro??? A maioria das disfunções estéticas, a falta de humor, a depressão...

Leia tudo

Máscara Faciais! Argila, Oclusiva, Hidroplástica entre outras…

Depois de muitas mensagens por email e whatsapp me perguntando sobre máscara faciais, resolvi escrever um artigo com esse tema. Na verdade...

Leia tudo